segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O que????É isso mesmo????Praticamente, VOLTAR PARA O SERIE ESCOLA.

É galera....

Receberam as informações sobre o SISGESC e SERIE ESCOLA esta semana??????????
Sabemos que alguns de vocês não vão com frequência ao SITE DOS AES, por isso, vamos colocar aqui o email recebido durante esta semana e que também está nos posts de indignação de nossos colegas AE's.

No EEMAL, não fomos tão prejudicados assim, como já falei antes, continuamos alimentando os dois sistemas (isso por medo do NOVO sistema). Mas, sabemos que nossos colegas não fizeram isso, acreditando nos emails recebidos dizendo: Não alimentem mais o Serie Escola, esqueçam o SERINHO...

Mas, não estou querendo julgar nada nem ninguém aqui.Somente queremos compartilhar com nossos colegas o email recebido sobre as novas orientações.

Bom trabalho (se possível)!!!

Rúbia e Marilene.



E-MAIL: Assunto: Perguntas Frequentes - Sigesc / Serie



Caros usuários dos sistemas Sigesc e Serie.


No intuito de agilizar o atendimento de suporte aos sistemas de gestão da SED, estamos encaminhando documento contendo uma lista de perguntas frequentes e respectivas respostas.
Acreditamos que dessa maneira estaremos esclarecendo boa parte das dúvidas que tem sido encaminhadas ao canal de suporte do Sisgesc.
Lembramos que este canal continua à disposição e que as questões encaminhadas são registradas e atendidas com a maior brevidade possível.


Cordialmente,



Raul Bergson

Diretor de Tecnologia e Inovação




Francisco Reis Von Hertwig
Gerente de Tecnologia e Governança Eletrônica


Marcelo Tavares

Gestor do Projeto Sisgesc


******Perguntas mais Frequentes sobre Sisgesc / Serie.******



1) NOVA VERSÃO DO SISGESC ACADÊMICO


P: Porque uma nova versão do Sisgesc Acadêmico está sendo construída?


R: Uma nova versão está sendo construída pois a estrutura de dados necessita ser alterada para corrigir os problemas já identificados pelos usuários do sistema, bem como para preparar o sistema para novos anos letivos e para preservar a vida escolar dos alunos da rede estadual.


2) ALUNOS


P: Como devo proceder com os alunos novos?


R: Alunos novos devem ser sempre cadastrados no Sisgesc. Caso a escola opte pelo uso do sistema Serie Escola, deverá cadastrar o aluno nesse sistema usando a matrícula gerada pelo Sisgesc.


P: Tenho alunos que estão nos dois sistemas com matrículas diferentes. O que fazer?


R: Alunos que estejam criados nos dois sistemas devem ter matrícula igual nos dois sistemas.


Caso as matrículas sejam diferentes, deve prevalecer a matrícula do Sisgesc, devendo-se atualizar a matrícula no Serie Escola. Matrícula igual nos dois sistema é a garantia da preservação da vida escolar dos alunos.


P: Os alunos com matrícula duplicada no Sisgesc serão unificados?


R: Alunos com duas ou mais matrículas no Sisgesc deverão ser unificados de acordo com orientação já enviada anteriormente. As unificações já efetuadas e que se encontram pendentes de análise e confirmação pela SED estão sendo liberadas.


P: Tenho alunos com dados primários errados mas não posso alterar no Sisgesc. O que fazer?


R: A alteração dos dados primários será liberada para os perfis AE e REG. A alteração dos dados será possível mediante o cadastro obrigatório da certidão de nascimento escaneada ou


fotografada (ou outro documento de identidade aceito pelo sistema) na tela de alteração. Essa obrigatoriedade de cadastro de documento de identificação também existirá no ato da matrícula de novos alunos no Sisgesc.


3) TURMAS


P: Posso atualizar as turmas no Serie também?


R: Caso as Turmas e suas informações sejam mantidas iguais nos dois sistemas, será possível o retorno automático das informações do Serie para o Sisgesc, quando da liberação da nova versão do Acadêmico.


4) ENTURMAÇÃO


P: A enturmação pode ser realizada no Sisgesc?


R: Sim, embora o sistema apresente falhas graves em algumas operações relacionadas com enturmação, sendo este um dos principais motivos da re-estruturação do módulo Acadêmico.


Não é garantido que as informações de enturmação atualmente cadastradas no Sisgesc sejam totalmente aproveitadas na nova estrutura, podendo ser necessário, a intervenção humana para a atualização das enturmações.


P: As enturmações cadastradas no sistema Serie serão migradas para a nova versão do Sisgesc Acadêmico?


R: Caso a escola opte por cadastrar as enturmações no sistema Serie Escola, estas informações serão carregadas na nova estrutura do Sisgesc de forma automática, sem necessidade de intervenção humana.


5) AVALIAÇÃO, FREQUÊNCIA, HISTÓRICOS


P: Posso cadastrar a avaliação e a frequência dos alunos no Sisgesc?


R: Sim, porém o sistema apresenta falha grave que oculta as notas digitadas em algumas situações, como desistência e reenturmação, transferência, entre outras. Poderá não ser possível a migração das notas digitadas no Sisgesc quando da liberação da nova versão do Sisgesc Acadêmico. Nesse caso será necessário a digitação das notas na nova estrutura.


Caso a escola opte por cadastrar Avaliação & Frequência no sistema Serie Escola, estas informações serão carregadas na nova estrutura do Sisgesc de forma automática, sem necessidade de intervenção humana.


P: Se eu quiser usar o Serie para emitir Boletins, o que devo fazer?


R: Mantenha atualizados os cadastro de alunos, de turmas e as enturmações.


6) EXTRAÇÕES DO SERIE


P: Vou precisar fazer extrações para consolidar as informações no Serie Edu?


R: Sim. Você deverá fazer extrações sempre que atualizar dados no Serie Escola. As informações consolidadas serão migradas automaticamente para o Sisgesc.


P: O que acontece caso hajam divergências nos dados primários do aluno do Serie e do Sisgesc?


R: Durante processamento das extrações, a partir das matrículas dos alunos, serão comparados os seus dados primários nos dois sistemas (nome do aluno, data de nascimento, nome da mãe e

local de nascimento). As divergências identificadas serão informadas na Intranet->Erros de carga->(selecionar regional)->Consultar erro SERIE X SISGESC.


P: Que divergências podem acontecer durante a extração?


R: As divergências nos dados primários identificadas pelo sistema podem ser:


● Matrículas diferentes: Sendo o mesmo aluno, deve prevalecer a matrícula do Sisgesc. Ir no Serie Escola-> Aluno -> Alterar matrícula do Aluno e atualizar a matrícula.


● Nome do Aluno Diferente: A alteração dos dados primários é possível no sistema SERIE e também será no sistema Sisgesc, nesse último mediante o cadastro obrigatório da certidão de nascimento escaneada ou fotografada, na tela de alteração de dados primários. Se necessário altere o nome do aluno no(s) sistemas em que há divergência com a certidão de nascimento.


● Nome da Mãe, Data de Nascimento ou Local de Nascimento Diferente: proceder de maneira identica ao caso de Nome do Aluno Diferente.


IMPORTANTE: Após a correção dos dados efetue uma extração para consolidar os dados no Serie Edu.


7) LIBERAÇÃO DA NOVA VERSÃO DO SIGESC - ACADÊMICO


P: Os dados atuais do Sisgesc Acadêmico serão aproveitados na nova versão ou será necessário intervensão humana na migração dos dados?


R: A estrutura que armazena os dados do Sisgesc - Acadêmico está sendo alterada para corrigir o comportamento do sistema, e não existe a possibilidade de se aproveitar a totalidade das informações armazenadas na estrutura atual quando da volta liberação da nova versão. Será necessário realizar intervenção humana.


Caso uma escola opte por não utilizar o Serie Escola, o trabalho de atualizar os dados na nova estrutura na volta ao Sisgesc Acadêmico deverá ser realizado no final do ano com celeridade e

urgência suficiente para o início dos processos relacionados ao próximo ano letivo.


P: Se eu utilizar o sistema Serie Escola, como será a migração para a nova versão do Sisgesc Acadêmico?


As escolas que tenham os dados atualizados no Serie Escola terão os mesmos migrados automaticamente para o Sisgesc, quando da liberação da sua nova versão, sem intervenção humana. Será possivel escolher que dados migrarão (dados de alunos, turmas, enturmação,notas, etc.) através de funcionalidade disponibilizada oportunamente.


IMPORTANTE: A matrícula igual nos dois sistemas possibilitará a transferência correta dos dados dos alunos e de sua vida escolar do Serie para o Sisgesc.


FONTE: Conteúdo do email recebido dia 25/08/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário