sexta-feira, 21 de junho de 2013

E aí Assistentes de Educação, preparados para saborear as delícias de Laguna???

Aí vai alguns pratos típicos para vocês conhecerem e já irem se preparando para sair da dieta, pois no V CONFRAE vocês conhecerão algumas destas delícias!!

 

Gastronomia típica de Laguna

(Frutos do Mar e Butiá)




A Gastronomia típica de Laguna é baseada em frutos do mar. O camarão lagunense tem qualidade reconhecida em todo o Brasil e são pescados nas lagoas e praias. Dentre os peixes, destaca-se a tainha e anchova. Siris, mariscos e lulas também fazem parte da gastronomia típica de Laguna, e podem ser facilmente encontrados no Mercado Público e peixarias da cidade. A maioria dos restaurantes são especialistas em frutos do mar e oferecem diferentes pratos onde o ingrediente principal vem do mar ou das lagoas.



Tainha recheada


Além dos frutos do mar, Laguna tem abundância de “butiás”, planta típica da cidade em que há a elaboração de cachaças, sorvetes, picolés, etc de butiá. O butiá é uma fruta de coloração amarela e sabor marcante, fruto do butiazeiro, vegetação nativa encontrada facilmente em Laguna.

Butiazeiro


Cachaça de Butiá
Cachaça de Butiá


Casquinha de Siri
Os pratos considerados mais saborosos em Laguna são o caldo de peixe acompanhado de pirão, a maionese de camarão, camarão à parmeggiana, camarão ensopado e outros pratos que conquistam pelo sabor e aroma. O visitante pode encontrar o peixe assado na brasa, risotos de camarão e siri. Os pratos mais procurados de tainha são: a tainha escalada e a tainha recheada. As casquinhas de siri e a cachaça de butiá são as melhores opções de aperitivos.



Acesso: http://www.listalaguna.com.br/gastronomia


Nenhum comentário:

Postar um comentário