terça-feira, 2 de junho de 2009

Aula 03 - Atividade 02

a) Discutir em dupla, a partir da questão proposta:


Indique algumas aplicações da informática na educação. Acredita que o computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica? De que modo?” LACERDA, p.25


A informática na educação deve ser utilizada com o intuito de desenvolver o aluno na produção do conhecimento. Então, temos que saber que um computador sozinho não é capaz de trazer avanços aos educandos, temos que ter em mente que o computador é mais uma ferramenta para auxiliar, e o educador deve estar preparado e treinado para utilizá-lo ao seu favor. Assim, por exemplo, podemos utilizar o computador para fazer pesquisas na internet, mas estas pesquisas devem ser orientadas pelo professor, para que os alunos não façam simples cópias. O professor deve mostrar como pesquisar, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimento com este tipo de pesquisa. Mostrar que o aluno pode criar com as informações obtidas, incentivar o raciocínio e a produção. Da mesma forma, outros softwares podem ser usados, como exemplo, uma planilha de cálculos pode ser usada numa aula de matemática para criar fórmulas, gerar gráficos, calcular dados estatísticos, etc.

Em Língua Portuguesa, pode ser criado um jornal, com notícias e temas da própria escola, uma pequena narrativa em quadrinhos ou desenvolver produções textuais através de leituras na internet.

Enfim, existem projetos muito interessantes que podem ser seguidos por professores de qualquer disciplina e que podem fazer a diferença na aula ministrada e na vida de cada aluno.

Eu não só acredito que o computador pode contribuir para mudarmos a prática pedagógica, como tenho certeza que já estamos sendo influenciados pelo uso dele, seja para planejar as aulas, seja para fazer pesquisas de todas as formas, mesmo para digitar um simples texto. Acredito que os educadores que utilizam desta ferramenta para incrementar suas aulas, terão aulas menos monótonas, mais atraentes, e claro sem perder a qualidade do ensino.#R.B.

Um comentário:

  1. A informática educativa proporciona aulas melhores e mais elaboradas desde que haja o devido planejamento do docente. Cursos de aperfeiçoamento nesta área é o que estamos tentando proporcionar aos nossos educadores para que os mesmos sintam-se aptos a usufruirem deste recurso com mais segurança possível.

    Bjusssssssss!

    Conceição/Formadora NTE

    ResponderExcluir