terça-feira, 2 de junho de 2009

ATIVIDADE À DISTÂNCIA!!!

Vou falar hoje sobre o SISTEMA SERIE.Conheça um pouco deste sistema que muitos de nós ouvimos falar, mas muitos não tem realmente noção do que estamos falando.


“O coração da escola”

O Sistema Estadual de Registro e Informação Escolar - SERIE, implantado em Santa Catarina há 16 anos, vem sendo aperfeiçoado constantemente e hoje é uma referência na área de gestão da educação catarinense e brasileira. O sistema faz uso de tecnologias digitais inovadoras que dão suporte à educação pública do Estado de Santa Catarina e de municípios.
O SERIE é fruto de uma parceria bem sucedida entre a Secretaria de Estado da Educação (http://www.sed.sc.gov.br/) e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina - Ciasc (http://www.ciasc.gov.br/). O sistema concebido de forma modular, permite a interação digital e descentralizada com gestores, professores, alunos e pais, que podem, por exemplo, acessar o desempenho escolar de seus filhos de qualquer lugar.
O SERIE, que dispõe de vários módulos, é um sistema acadêmico e de gestão escolar. Acadêmico porque engloba todos os dados referentes ao alunado. De gestão porque contém todas as informações necessárias dos servidores públicos estaduais - com subsídios reais e concretos - que servem como ferramenta aos gestores de todos os órgãos e seus setoriais, da educação pública estadual.
O Sistema SERIE está instalado em todas as Unidades Escolares Estaduais, que o alimentam e são responsáveis pela veracidade das informações, assim como os resultados advindos dos dados por elas alimentados.

Principais Módulos do Sistema SERIE

SERIE Imobiliário - É o cadastro de todos os ambientes pertencentes à escola, numerando, identificando nominalmente e quantificando-os. Informa ainda dados sobre o terreno construído, área com possibilidade de construção, tipo de ocupação do imóvel e a quem pertence.
SERIE Calendário Escolar - Contém o registro da data início e fim do ano letivo e de todas as atividades desenvolvidas, dia-a-dia, na escola durante todo o ano. As informações das datas do calendário têm repercussão direta em todas as atividades escolares com alunos e professores.
SERIE Escola - é o módulo vital em relação aos demais módulos que compõem o Sistema SERIE. Oferece todas as informações do alunado, cadastramento, enturmação, avaliação e freqüência e a documentação escolar do aluno. Obedecendo as Matrizes Curriculares para os Cursos em funcionamento em cada escola, liberadas pela Diretoria de Ensino da SED, com aprovação do Conselho Estadual de Educação.
SERIE DH (Desenvolvimento Humano) - Possui informações de todos os servidores efetivos, administrativos, contratados em caráter temporário e outros da escola, referentes a dados cadastrais, dados funcionais , atividades que desenvolvem na escola, distribuição das aulas e todas as movimentações ocorridas
E os novos
SERIE APP – é um módulo restrito aos funcionários e pais que fazem parte da APP da escola. Neste módulo são cadastrados os contratados pela APP que trabalham na U.E e também os membros que fazem parte da presidência. Para que este módulo fique completo, deve-se cadastrar as contas da APP, dados de sua fundação, dados dos membros e funcionários, e para onde são investidos os recursos da APP.
SERIE ALIMENTAÇÃO – Este módulo visa organizar e, forma de relatórios a alimentação da escola, seu estoque e o cardápio. Também devem ser cadastrados todos os recursos existentes e como são gastos pelos gestores.Tudo referente a merenda escolar deve ser cadastrado por dia no SERIE ALIMENTAÇÃO.
O sistema por contemplar uma concepção inovadora e integradora tem despertado interesse de diversos estados da federação. Neste sentido, registra-se que em 2008, o secretário de Estado da Educação (SED), Paulo Bauer, e o secretário da Educação do Espírito Santo (ES), Haroldo Corrêa Rocha, assinaram um acordo de cooperação técnica para a cessão de direito de uso, transferência de conhecimento, auxílio na adequação do aplicativo às necessidades iniciais da SEDU-ES e apoio na aplicação do Sistema SERIE Escola (Sistema de Registros e Informações Escolares), na rede pública estadual do Espírito Santo. O acordo de cooperação contou também, com a participação do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina - Ciasc.
Estes módulos são à base de meu trabalho como Assistente de Educação, os dados são alimentados com o auxílio dos funcionários responsáveis por cada área. A realidade e a veracidade dos dados implantados no Sistema Serie são de responsabilidade do Assistente. Este sistema veio para auxiliar as escolas na organização geral, além, de deixar claro todos os recursos usados pela escola. E através do site da SED, deixar os pais e alunos informados do funcionamento da escola.
Trabalhando diretamente com o sistema, sabemos que ainda há muito para ser aprimorado e mudado, mas tenho convicção que isto esta sendo revisto por seus idealizadores.

Fonte: http://www.sed.sc.gov.br/
http://egovblog.ciasc.gov.br/2009/02/14/sistema-serie-e-referencia-em-gestao-educacional/#more-4562

Um comentário:

  1. Acho a idéia central do seu Blog super interessante, pois é altamente produtivo e informativo. Parabéns!

    Bjussssssss!


    Conceição/Formadora NTE

    ResponderExcluir