terça-feira, 24 de julho de 2012


ASAESC – Associação dos Assistentes de Educação Do Estado de Santa Catarina

Colegas AES,

Vimos por meio deste apresentar-lhes brevemente a ASAESC - Associação dos Assistentes de Educação do Estado De Santa Catarina.

“A ASAESC teve sua origem na necessária e urgente busca pela valorização, em um primeiro momento, financeiro da categoria.

Foi em meados de 2009 que a busca dos Assistentes de Educação começou a se difundir pelo estado. Este grupo, formado na maioria por Assistentes de Educação da regional de Criciúma, liderado pela colega Amábele Tavares Bonadeu, também Assistente de Educação. Este grupo tinha por objetivo naquele momento rever o texto de um Projeto de Lei que se encontrava na Assembleia Legislativa do Estado. Tal Projeto concederia uma gratificação de 30% para a categoria. O motivo inicial era pressionar os deputados, visto que se o texto fosse votado como estava no Projeto original, os AE´s receberiam os 30% porém perderiam os 25% que já recebiam, tornando assim o aumento real de apenas 5%. Este grupo então começou a buscar respaldos com lideranças na ALESC e também divulgando e pedindo a todos os AE’s do estado para que os mesmos pressionassem os deputados de suas regiões no sentido de alterar o texto do projeto.

Paralelo a isso, na mesma época, surgia o site dos Assistentes de Educação, o qual tinha por objetivo mostrar o trabalho da categoria e criar uma espécie de rede de ajuda entre todos os profissionais da área no Estado. Foi por meio da página on line que houve uma maior divulgação do trabalho que o grupo de Criciúma já realizava, fazendo com que o um grupo de 35 Assistentes de Educação de diversas partes de estado estivessem presentes na votação do PLC 015/2009, hoje Lei Complementar 457/2009, a qual trouxe a tão necessária valorização financeira para a melhoria da categoria.

Surgia naquele momento um grupo distinto, com ideias ousadas e objetivos comuns, entre forma oficial para trabalhar em prol da categoria, ficou conhecido como Comissão Articuladora, a qual se reunia para discutir ideias e buscar soluções para melhoria de todos os Assistentes de Educação.

Por mais que esta comissão buscasse ajuda, surgiam situações em que a mesma, por não ser uma entidade formalmente reconhecida, tinha suas limitações. Devido a isso houve a necessidade de criar uma Associação, esta sim poderia responder formalmente pelos seus associados e também, em alguns casos, por toda categoria dos AE’s.

Foi mais de um ano e meio de estudos, discussões e buscas de ideias para se chegar a um Estatuto que contemplasse todos os anseios da nossa categoria. Somente após o mesmo estar concluído é que foi possível fundar a nossa Associação no dia 24 de setembro de 2011.

Com a Associação objetivamos não só a busca de melhoria financeira, como também, a melhoria das condições de trabalho de cada Assistente de Educação, aumentando assim a qualidade de vida destes servidores que são fundamentais para o bom funcionamento das Unidades Escolares do Estado de Santa Catarina.” (Texto de Helinton Kaschinsky).

Para tanto, convidamos você, Assistente de Educação, para fazer parte desta Associação, que também é sua!

Desta forma, a busca por melhorias será mais fortalecida e você terá pessoas disponíveis a buscar as soluções para muitos problemas, com os quais nos deparamos em nossos locais de trabalho, e até mesmo, algumas dúvidas que sempre surgem.

Não é segredo para ninguém que juntos somos mais fortes e eu complementaria dizendo que juntos sabemos mais, somos mais respeitados e podemos mais.

Para os Assistentes de Educação da 19 Gered, os formulários de adesão poderão ser preenchidos e entregues na pastinha da EEM.ALMIRANTE LAMEGO, ou em mãos, aos cuidados da Rúbia Borges, até 30/08/2012.

Quando sua adesão for processada, você estará contribuindo com 1% (Um por cento) do seu vencimento em favor da associação, o qual será realizado diretamente em folha de pagamento.

Dúvidas acesse www.asaesc.org, este é o novo endereço dos Assistentes de Educação de Santa Catarina, o Site dos AE’s não existe mais.

Abraços a todos!



Atenciosamente
ASAESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário